Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, considera que Luís Marques Mendes seria um "excecional" candidato à Presidência da República. Sobre as eleições autárquicas, afasta uma candidatura à Câmara do Porto.
Em entrevista à SIC Notícias, o social-democrata considera que Luís Marques Mendes seria um "excecional candidato".
"Conheço suficientemente bem o Dr. Marques Mendes. Não tenho a mais pequena dúvida que daria um excecional candidato. Está muito bem preparado para o exercício da função e tem um perfil de equilíbrio, sensatez e lucidez política que lhe permitiria construir pontes na nossa sociedade", afirma.
São muitos os nomes em cima da mesa para as eleições presidenciais. Luís Marques Mendes tomará uma decisão sobre uma eventual no próximo ano.
Questionado se será candidato à Câmara do Porto nas eleições autárquicas, afasta, para já, o cenário:
"Estou absolutamente focado na função de ministro dos Assuntos Parlamentares (...). Não tenho tido capacidade nem vontade para refletir sobre outro tipo de cenários. Acho que vai chegar o momento em que essa reflexão será feita, mas neste momento não tenho mais nada no meu horizonte que não seja cumprir esta função [de ministro], garante.
Governo cai na Madeira
Sobre a situação na Madeira, o ministro dos Assuntos Parlamentares não comenta. Em nome do Governo, diz apenas que a "democracia está a funcionar" e que o procedimento com o representante da República está a decorrer "com naturalidade".
Uma moção de censura ao Governo da Madeira, liderado por Miguel Albuquerque, foi votada favoravelmente no Parlamento da região autónoma, esta terça-feira. O XV Governo da Madeira caiu, sete meses após ter sido formado, após a moção de censura apresentado pelo Chega ter sido aprovada no parlamento insular.
O atual Executivo permanecerá em funções até à tomada de posse de uma nova equipa.