País

No Dia Nacional de Mar, lembramos que temos a missão de o proteger

Se um dia fomos os descobridores dos oceanos, hoje, temos a missão de os proteger. O Oceanário de Lisboa e o Ministério da Educação têm trabalhado para incluir a literacia do oceano num currículo a nível nacional.

SIC Notícias

Assinala-se este sábado o Dia Nacional do Mar. A proteção e conservação dos ecossistemas marinhos são preocupações cada vez mais urgentes. O Oceanário de Lisboa e o Ministério da Educação têm trabalhado para incluir a literacia do oceano num currículo a nível nacional.

É um pilar para a historia, identidade e economia do país e o dia do mar assinala isso mesmo.

Se um dia fomos os descobridores dos oceanos, hoje, temos a missão de os proteger.

"Se pensarmos que o oceano é no global 71% da superfície terrestre, nós vemos que é uma enorme massa de ar que nos liga a todos e que sem ele a vida não seria possível como a conhecemos. É fundamental que nós o protejamos e que aprendamos a conservá-lo", afirma Susana Canteiro, gestora de formação de equipas educativas.

Já dispararam todos os alarmes das alterações climáticas nos oceanos. As espécies costeiras são as mais afetadas.

Há 25 anos que o Oceanário promove programas de educação que estimulam o conhecimento e a ligação ao oceano. Vão desde workshops a passar uma noite com tubarões. São para todas as idades e direcionados a escolas, famílias e empresas.

Os programas educativos do Oceanário já impactaram cerca de 1 milhão e 750 mil pessoas.

Últimas