País

Moção de censura na Madeira: JPP promete decidir voto (decisivo) até domingo

Pode estar à vista uma nova crise política na Madeira. O PS decidiu apoiar a moção de censura do Chega e a queda do Executivo será inevitável se o partido Juntos Pelo Povo (JPP) também apoiar. A eventual crise está agitar o PSD e há já quem defenda a saída Miguel Albuquerque.

SIC Notícias

Miguel Albuquerque está por um fio num arquipélago que vive um dos períodos mais conturbados da sua história política recente. Mais de metade do Governo da Madeira está a braços com processos judiciais.

Para que a moção de censura do Chega passe já só falta o apoio do Juntos Pelo Povo (JPP), uma vez que o PS prometeu votar a favor. Até ao final da semana, o JPP promete ouvir todos os que puder e anunciar no domingo o sentido de voto.

O JPP é o partido que aparece agora pressionado de todas as partes, principalmente por um Presidente do Governo regional que não quer deixar o poder e por um líder partidário que sabe o valor do apoio em causa.

“Quem votar contra essa moção ficará a segurar o Governo de Miguel Albuquerque”, afirmou André Ventura.

Marcelo vai recuperar poder de dissolução

A moção de censura deve ser discutida na próxima segunda-feira, poucos dias antes de Marcelo Rebelo de Sousa voltar a ter poderes para dissolver o Parlamento e convocar eleições regionais antecipadas.

Se isso acontecer, a Madeira termina o ano com um governo de gestão e sem orçamento regional.

Últimas