Portugal recebe, durante dois dias, a primeira Conferência Internacional sobre cancro da mama em mulheres jovens, um evento que reúne especialistas de mais de 20 países para debater o aumento dos casos de cancro da mama antes dos 40 anos. Em Portugal, o número de diagnósticos nessa faixa etária cresce cerca de 3,5% ao ano, com mais de mil casos registados anualmente.
A tendência está em crescimento global: nos últimos 30 anos, os casos de cancro da mama em mulheres com menos de 50 anos aumentaram 79%. Se antes o cancro da mama era considerado um risco menor para mulheres jovens, os dados mais recentes indicam a necessidade de se compreender melhor os fatores de risco e de se procurar novas soluções preventivas e terapêuticas.
Embora não existam dados concretos sobre os aumentos anuais em Portugal, o Registo Oncológico Nacional aponta que diagnósticos em mulheres com menos de 45 anos já representam mais de 10% do total de casos de cancro da mama no país.
A conferência em Lisboa tem como objetivo discutir fatores de risco, possíveis causas e soluções inovadoras, incluindo alternativas ainda em estudo. O encontro, que se estende até o final de quinta-feira, destaca a urgência de se aumentar a prevenção e reforçar a investigação sobre o cancro da mama em mulheres jovens.