País

Burlões entram no sistema das empresas, mudam o IBAN e desviam pagamentos: empresa portuguesa alvo de fraude

O IBAN de uma empresa de material escolar e de escritório foi alterado por terceiros para uma conta da Lituânia. Durante dez dias não receberam os pagamentos dos clientes.

Teresa Amaro Ribeiro

Caetano Jorge

Ricardo Tenreiro

Uma empresa de material escolar e de escritório, a More Office, foi alvo de fraude quando o IBAN associado às suas faturas foi alterado por terceiros para uma conta na Lituânia. Durante dez dias, a empresa não recebeu os pagamentos dos clientes, porque o dinheiro era desviado para essa conta fraudulenta.

Tânia Sousa, funcionária da empresa, explicou que após detetarem o problema, enviaram e-mails de alerta aos clientes e fizeram queixa à polícia e ao banco. A empresa de faturação envolvida negou responsabilidade, levando a More Office a tratar da situação internamente.

No total, 120 faturas foram emitidas com o IBAN da Lituânia, sem qualquer identificação, mas até ao momento não receberam confirmação de pagamentos errados.

Agora, a empresa adotou a prática de verificar regularmente o IBAN, que partilha o incidente com o objetivo de alertar outras empresas para este tipo de burla.

Últimas