Em conferência de imprensa esta manhã na sede do Sistema de Segurança Interna (SIS), em Lisboa, o diretor nacional da Polícia Judiciária disse que a fuga dos cinco reclusos foi pensada ao detalhe e que são pessoas muito violentas.
"Dos nossos trabalhos que já levam 20 horas detetamos que todos os pormenores [da fuga] foram preparados ao mínimo detalhe", disse Luís Neves, salientando a cooperação existente entre todas as forças de segurança.
O responsável alertou ainda para a necessidade de haver "cuidado e reserva na comunicação" durante a investigação, apelando à população que, se tiver alguma informação sobre os evadidos, contacte as forças de segurança ou o 112.
Cinco reclusos fugiram da prisão no sábado
Cinco reclusos fugiram do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre, às 10h00 deste sábado, informa a Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).
Dois dos homens em fuga cumpriam pena máxima: Fábio Loureiro, de 33 anos, condenado por vários crimes, como tráfico de droga, associação criminosa, extorsão e branqueamento.
A cumprir 25 anos de prisão estava também Fernando Ferreira, de 61 anos. Liderava um grupo violento responsável por assaltos à mão armada. Também foi condenado por tráfico de droga e rapto.
Em fuga está também um dos homens mais procurados na Argentina por assassinar filhos de governantes. Cá foi condenado por assaltos a bancos e ourivesarias.
Entre os fugitivos está ainda um britânico, condenado a 9 anos por sequestro e roubo, e outro da Geórgia, condenado a 7 anos por furtos e falsificação de documentos.