País

Um serviço que pode fazer a diferença: linha SNS Grávida já atendeu mais de 23 mil utentes desde junho

Este ano, a linha SNS 24 já recebeu quase dois milhões de chamadas, o que ultrapassa o total de todo o ano passado. A Linha SNS Grávida faz parte do plano de emergência para a Saúde e tem como objetivo aliviar as Urgências de obstetrícia, numa altura em que várias estão fechadas.

Cláudia Machado

Francisco Barreto

Vanda Paixão

A linha SNS Grávida atendeu mais de 23 mil pessoas em três meses de funcionamento. 70% das grávidas foram encaminhadas para serviços de urgência.

É desta forma que Catarina Tomás, enfermeira há mais de 20 anos, começa todos os atendimentos na Linha SNS 24.

Este verão, teve formação específica em Obstetrícia para responder também às chamadas da Linha SNS Grávida. Que nem sempre acontecem em português.

Para este caso, a solução estava a mais de 100 quilómetros, mas nem todos terminam com o encaminhamento para um hospital.

Desde que arrancou, a 1 de junho, a Linha SNS Grávida, que funciona através do mesmo número da Linha SNS 24, atendeu mais de 23 mil utentes.

16 mil foram encaminhadas para os serviços de urgência. Entre milhares de chamadas, algumas ficam na memória. Todas as chamadas seguem um protocolo, que ajuda os enfermeiros a perceber qual é a melhor resposta.

Este ano, a Linha SNS 24 já recebeu quase dois milhões de chamadas, o que ultrapassa o total de todo o ano passado. A Linha SNS Grávida faz parte do plano de emergência para a Saúde e tem como objetivo aliviar as Urgências de obstetrícia, numa altura em que várias estão fechadas.

Este fim de semana não é exceção. O serviço de Leiria, por exemplo, só esteve aberto cinco dias em agosto.

As urgências de Setúbal, Vila Franca de Xira, Caldas da Rainha e Portimão também estão encerradas todo o fim de semana. As de Abrantes fecham no domingo e só voltam a funcionar na quinta-feira.

Últimas