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Centro de Atendimento Clínico de Sete Rios atendeu mais de 500 utentes em duas semanas

Os cuidados no CAC são assegurados por equipas multidisciplinares, que também já realizaram perto de 200 atendimentos de enfermagem e 60 exames de diagnóstico desde que foi inaugurado, há 15 dias.

Chokchai Silarug

Lusa

Mais de 500 utentes foram atendidos no Centro de Atendimento Clínico (CAC) de Sete Rios, desde que este abriu há duas semanas, informou esta sexta-feira a Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM), na qual este CAC está integrado.

Dos 551 atendidos, cerca de 50% foram encaminhados pelo Serviço de Urgência Central do Hospital de Santa Maria (11% das pulseiras verdes e azuis, as dos casos menos urgentes) e a outra metade referenciada pela Linha SNS 24, precisa a ULSSM em comunicado.

"Nestas duas semanas, apenas cinco utentes foram transferidos do CAC para o Serviço de Urgência Central - menos de 1% do total de atendimentos -, sendo que nenhum deles teve necessidade de internamento, dado que comprova a segurança do processo de referenciação".

Assinala-se ainda que "após a admissão do utente, a demora para ser visto a primeira vez pelo médico não ultrapassa os 10 minutos".

Os cuidados no CAC são assegurados por equipas multidisciplinares da ULSSM, que também já realizaram perto de 200 atendimentos de enfermagem e 60 exames de diagnóstico, entre análises ao sangue, raio-X e eletrocardiogramas.

"Esta é mais uma resposta que pretende, por um lado, evitar tempos de espera inadequados e, por outro, precaver um desajustado acesso à nossa urgência central, extremamente diferenciada e preparada para emergências e urgências, conforme se exige e se impõe a um hospital universitário", disse o presidente da ULS Santa Maria, Carlos Martins, citado no comunicado.

O CAC funciona sete dias por semana, entre as 08:00 e as 20:00, e tinha previsto contar, por turno, com três médicos, dois enfermeiros, dois técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, um assistente técnico, um secretariado administrativo e um técnico de auxiliar de saúde.

A criação de centros de atendimento clínico (CAC) para atender situações agudas de menor complexidade e urgência, que funcionarão como "coroa de proteção" aos serviços de urgência hospitalares, consta do Plano de Emergência e Transformação na Saúde do Governo.

No final da visita de inauguração deste primeiro CAC, no passado dia 01, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, anunciou que na última semana deste mês abrirá o Centro de Atendimento Clínico do Hospital da Prelada, no Porto, com o mesmo objetivo de libertar as urgências hospitalares dos casos não urgentes.

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