A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) diz que faltam 20 mil vagas em lares de idosos e avisa que esta situação faz aumentar o número de lares ilegais.
"São precisos mais 400 lares no país para termos cerca de 20 mil vagas", disse, à SIC, Lino Maia, presidente do CNIS.
Um processo que se arrasta há décadas, que tem sido bloqueado por legislação incompatível com a realidade e pela falta de celeridade.
"O importante era desburocratizar para que abríssemos mais vagas e contruirmos mais lares", acrescentou o presidente da CNIS.
Uma aposta urgente que podia ter sido colmatada se, eventualmente, tivessem sido postas em prática outras soluções. A falta de regulação e de vagas também tem facilitado a normalização de um tratamento despersonalizado e indistinto dos idosos institucionalizados.
Acresce a esta falta de resposta ao envelhecimento da população a falta de mão de obra especializada para um trabalho que requer formação, vocação, sensibilidade e salário compatível com a dedicação.