País

Lançada petição contra ruído causado pelos aviões em Vila Franca de Xira

A petição refere que os residentes constataram um aumento brutal do tráfego aéreo, que torna a vida num inferno e pode ter impactos na saúde pública.

Joana Rita de Almeida

Ricardo Tenreiro

SIC Notícias

As queixas devido ao barulho, em Vila Franca de Xira, não param de aumentar desde que foi adotado um novo sistema de encaminhamento dos aviões que descolam e aterram no Aeroporto de Lisboa. Agora, um grupo de moradores do sul do concelho decidiu avançar com uma petição pública, que já soma mais de 800 assinaturas.

O som dos aviões começa a ouvir-se de madrugada e repete-se, em média, de três em três minutos até à meia-noite. Há dois meses que assim é em Vila Franca de Xira.

As novas rotas e o novo sistema de encaminhamento no Aeroporto de Lisboa provocaram o aumento do ruído no sul do concelho.

Um grupo de moradores avançou agora com uma petição pública onde apela à intervenção do Parlamento e já tem mais de 800 assinaturas. No texto afirma que os residentes constataram um aumento brutal do tráfego aéreo, que torna a vida num inferno e pode ter impactos na saúde pública.

Autarquia quer explicações da NAV

A autarquia já apresentou o problema ao ministro das Infraestruturas, mas Fernando Paulo Ferreira, presidente da Câmara de Vila Franca de Xira, também quer mais explicações da NAV.

A empresa, que garante a prestação de serviços de tráfego aéreo, já tinha reforçado que as "recentes alterações avançaram por razões de ordem ambiental e de promoção de maiores níveis de segurança", maioritariamente nas zonas mais populosas da região de Lisboa.

Em relação às descolagens, altura de maior ruído, afirma que as direções dependem apenas de razões meteorológicas.

Últimas