País

Apiário pedagógico em São Miguel dá a conhecer a vida numa colmeia

Na ilha de São Miguel, há um apiário pedagógico que pretende mostrar à comunidade local e aos turistas como funciona o ciclo do mel.

Sara Sousa Oliveira

A visita começa com uma viagem à biologia do mundo das abelhas. Carolina Ferraz é apicultora há mais de uma década e há dois anos decidiu dedicar-se exclusivamente à apicultura, abrindo-a à comunidade.

Quem os visita tem uma experiência imersiva, vendo em tempo real o que elas fazem, como se organizam, ciclo de vida, sempre em harmonia com o que está à volta: locais e turistas podem ouvir e ver como é uma colmeia.

E para a reportagem da SIC, até a famosa abelha rainha se deixou ver. Vive entre 3 a 5 anos, sempre dentro da colmeia, onde regula o espaço e faz aumentar a população.

Um antigo pasto na ilha de São Miguel foi reconvertido para ganhar mais vida. “Resolvemos plantar espécies nativas e endêmicas, já plantamos três mil, e deixamos as flores espontâneas crescerem e o que encontramos é vida neste apiário”, diz à SIC a mentora do apiário das Margaridas, Carolina Ferraz.

A visita termina com uma prova do mel produzido no apiário. Para saber mais sobre ele está em curso uma parceria com a Universidade dos Açores para através do pólen perceber que espécies nativas preferem as abelhas.

Últimas