País

Aprovada a lista única do PSD, PS e Chega para o Conselho de Estado

O Conselho de Estado será formado por Pedro Nuno Santos e Carlos César (PS), Carlos Moedas e Francisco Pinto Balsemão (PSD) e André Ventura (Chega). Os restantes partidos como a Iniciativa Liberal (IL), Bloco de Esquerda (BE) e Livre já tinham criticado o PS e PSD por aceitarem apresentar lista conjunta com o Chega.

SOPA Images

Lusa

O parlamento elegeu, esta quarta-feira, com 168 votos a favor, os cinco representantes propostos por PSD, PS e Chega numa lista conjunta para o Conselho de Estado: Carlos Moedas, Francisco Pinto Balsemão, Pedro Nuno Santos, Carlos César e André Ventura.

Votaram para esta eleição 221 deputados.

O PS propôs o seu secretário-geral, Pedro Nuno Santos, e o presidente do partido, Carlos César, enquanto o PSD indicou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e novamente o seu militante número um, Francisco Pinto Balsemão. Já o Chega indicou o seu líder, André Ventura.

Antes de serem conhecidos os resultados, IL, BE e Livre criticaram PS e PSD por aceitarem apresentar uma lista conjunta com o Chega, defendendo que seria preferível a opção por listas separadas.

Nos termos da Constituição, o Conselho de Estado inclui "cinco cidadãos eleitos pela Assembleia da República, de harmonia com o princípio da representação proporcional, pelo período correspondente à duração da legislatura".

Na anterior legislatura, foram eleitos os cinco representantes propostos por PS e PSD numa lista conjunta (Manuel Alegre, Carlos César, Sampaio da Nóvoa, Francisco Pinto Balsemão e Miguel Cadilhe) e o Chega apresentou uma lista alternativa, mas que não conseguiu ter nenhum eleito.

Últimas