País

Já se sabe quais são as urgências encerradas nos próximos dias

O Governo anuniciou, esta tarde, a lista dos hospitais com serviços encerrados ou condicionados. No entanto, a tabela revelada inicialmente continha vários erros, que o Ministério da Saúde teve de vir corrigir.

Rita Carvalho Pereira

O Ministério da Saúde divulgou, esta sexta-feira, quais os serviços de urgências dos hospitais que vão estar encerrados ou sofrer restrições até à próxima quinta-feira, dia 20 de junho. O documento apresentava, contudo, vários erros, que o Governo teve de corrigir.

Após várias críticas e pedidos de transparência, as escalas das urgências hospitalares foram publicadas, esta tarde pelo Ministério da Saúde - um dia depois do previsto. No entanto, continham erros, e a tutela teve de substituí-las.

O alerta foi dado pelo bastonário da Ordem dos Médicos, que estranhou que todas as urgências - geral, obstetrícia/ginecologia e pediatria - estivessem fechadas durante toda a semana no Hospital São Bernardo, em Setúbal.

A SIC contactou o Ministério da Saúde, que confirmou o erro e alertou para outra imprecisão na escala, esta relativa ao Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

Lisboa e Vale do Tejo é a região mais afetada

A maioria das urgências encerradas durante os próximos dias fica na região de Lisboa e Vale do Tejo.

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, é um dos mais afetados, com a urgência de obstetrícia/ginecologia encerrada durante toda a semana.

Também no Hospital de Santa Maria, as urgências de obstetrícia vão estar sempre encerradas, por causa das obras em curso.

Na Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho, no Barreiro, são dois os serviços de urgência encerrados toda a semana: obstetrícia/ginecologia e pediatria.

Vão ser sentidas complicações também no Hospital de Santo André, em Leiria, onde a urgência de obstetrícia/ginecologia estará encerrada durante vários dias da semana, assim como no Hospital São Bernardo, em Setúbal, no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, e no Hospital de Vila Franca de Xira.

Já no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e no Hospital de Chaves vão ser as urgências de pediatria a encerrar por mais do que uma vez, nos próximos dias.

A tabela completa com as escalas das urgências - já corrigida - pode ser consultada aqui.

A ministra da saúde insiste que é importante que as grávidas continuem a ligar primeiro para a linha do SNS 24, porque os mapas publicados podem, entretanto, ficar desatualizados.

a Ordem dos Médicos e os sindicatos alertam para a importância de um plano para todo o verão, para além das escalas semanais das urgências.

Últimas