País

Governo deixa cair esfera, quinas e castelos no logótipo... mas só por alguns dias

Abolir o logótipo utilizado pelo anterior Governo foi a primeira medida do novo Executivo, após a posse. Num espaço de dois meses, surgiu uma nova alteração à imagem exibida no Portal do Governo... mas só esteve visível durante alguns dias, antes de voltar ao original.

João Relvas

Rita Carvalho Pereira

Diogo Teixeira Pereira

Fazer “sucumbir as referências históricas e identitárias” para dar um ar de maior “sofisticação”. Foi a acusação feita por Luís Montenegro a António Costa, depois de o anterior Executivo ter simplificado o logótipo do Governo, fazendo cair a esfera armilar, as quinas e os castelos do símbolo usado nos documentos e páginas oficiais.

A questão tornou-se uma das bandeiras eleitorais da Aliança Democrática - que prometeu reverter a imagem e devolver-lhe todos os elementos da bandeira portuguesa, caso ganhasse as eleições. Ganhou. E, tal como prometeu, Luís Montenegro cumpriu – gerando até polémica, ao fazer da reversão do logótipo do Governo a primeira medida aprovada pelo novo Conselho de Ministros.

"Connosco não há disso. Já chega de política de plástico", afirmou Montenegro, sobre o logótipo simplificado do anterior Governo de Costa, numa iniciativa do Conselho Estratégico Nacional.

O logótipo descartado pelo novo Executivo viria mesmo a ganhar mais do que um prémio de design. Mas isso não é chamado agora para o caso.

Por que está então o logótipo do Governo, outra vez, no centro da controvérsia? É que, durante os últimos dias, a imagem que apareceu no Portal do Governo não era aquela que foi definida pelo novo Executivo, mas, sim, uma outra, também ela sem a esfera armilar, as quinas e os castelos.



Em declarações à SIC Notícias, fonte do Executivo alega que a alteração teve como objetivo otimizar a imagem para ser utilizada em ambiente digital.

Certo é que, horas depois de a mudança no logótipo do Portal do Governo ter sido noticiada pelos órgãos de comunicação social, a imagem foi, mais uma vez, alterada. Após três dias em que se exibiu uma imagem simplificada – apenas com a bandeira a vermelho e verde -, quem agora aceder ao Portal do Governo na internet já poderá ver, novamente, o símbolo da bandeira portuguesa com a esfera armilar, as quinas e os castelos. Aquele pelo qual Luís Montenegro tanto se bateu em campanha eleitoral e se apressou a aprovar assim que chegou ao Governo.

Últimas