Duas aeronaves da Patrulha Acrobática Yakstar - composta por pilotos portugueses e espanhóis - chocaram, este domingo, durante o festival aéreo Beja Air Show, o que terá provocado a queda de uma delas. A Proteção Civil confirmou à Lusa que o incidente fez um morto e um ferido.
Para o local do incidente, que ocorreu pouco depois das 16:00, foram mobilizados vários meios que se encontravam na zona, bem como várias corporações de bombeiros.
O momento foi capturado em vídeo por um espetador. Nas imagens é possível perceber que uma das aeronaves embateu numa das outras que seguia num agrupamento de seis, tendo depois caído. O outro avião envolvido conseguiu aterrar em segurança.
Na rede social X, a Força Aérea Portuguesa confirma que "no decorrer do Beja AirShow, duas aeronaves sofreram um acidente durante uma demonstração aérea". Assegura ainda que, "de acordo com o plano de segurança estabelecido e imediatamente acionado", vários meios de socorro já se encontram no local.
No Facebook, a Força Aérea Portuguesa informa que a vítima mortal tem nacionalidade espanhola. No mesmo comunicado, presta "as maiores condolências à família, amigos e conhecidos, estando profundamente solidária nesta hora de perda" e adianta que o evento foi "imediatamente interrompido".
O Beja Air Show começou no sábado, dia 1, e terminava este domingo, na Base Aérea N.º 11, em Beja.
"Para além de performances aéreas de classe mundial, o Beja Air Show vai proporcionar um conjunto de experiências memoráveis, desde exposições estáticas que irão aproximar o público das mais impressionantes aeronaves, até batismos de voo, passando pela realidade virtual e pelos simuladores de voo", pode ler-se no site do festival.
As reações de Marcelo e Montenegro
Mais tarde, pouco antes das 19:00, Marcelo Rebelo de Sousa reagiu ao grave acidente. O Presidente da República disse que um momento que deveria "ser de lazer e de alegria" acabou por ser "de dor e preocupação".
"Basta haver uma vítima mortal para lamentarmos", afirmou.
Aproveitou o momento para endereçar as condolências à família da vítima mortal
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, também expressou “toda a solidariedade” à família e garantiu “a disponibilidade do Governo para minimizar os danos possíveis”.
Artigo atualizado às 21:00 do dia 02/06/2024