País

Hospital de Santa Maria realizou com sucesso o seu primeiro transplante renal duplo

A cirurgia ocorreu na última semana e até à data o paciente encontra-se estável. Este foi o primeiro transplante renal duplo realizado pela Unidade de Saúde. Trata-se de uma intervenção de grande complexidade técnica que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do doente.

Morsa Images

SIC Notícias

O Hospital de Santa Maria realizou o seu primeiro transplante renal duplo que corresponde ao implante dos dois rins do dador num só recetor. A cirurgia realizou-se no passado dia 24 de maio.

Este é descrito como o segundo marco histórico na área da transplantação de órgãos levado a cabo pela Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM). A primeira cirurgia realizou-se em fevereiro de 2023 depois das equipas do então Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte terem realizado o seu primeiro transplante renal cruzado.

Até ao momento, o paciente encontra-se estável e a recuperar bem. Trata-se de uma intervenção de grande complexidade técnica realizada pela equipa da Unidade de Transplantação de Santa Maria, que nos últimos 35 anos de atividade realizou perto de 1300 transplantes.

O que é um transplante renal e como funciona?

"O transplante renal é a técnica de substituição da função renal que proporciona maior sobrevivência e melhor qualidade de vida ao doente renal crónico. Em comparação com a diálise, resulta em menos encargos financeiros para o sistema de saúde", explica a Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM).

Escassez de órgãos faz aumentar listas de espera no SNS

A escassez de órgãos leva a que os doentes renais crónicos tenham de aguardar por um transplante em listas de espera. Segundo o ULSSM, nos últimos anos foram alargados os critérios de aceitação dos dadores. Assim algumas Unidades de Transplantação têm implantado os dois rins do dador no mesmo recetor, uma cirurgia conhecida como transplante renal duplo.

Últimas