País

Costa ouvido pelo MP: Marcelo destaca "passo importante" na Operação Influencer

O Presidente da República volta a sublinhar a "experiência europeia" de Costa.

Carolina Rico

Marcelo Rebelo de Sousa diz que foi dado um “passo importante” na Operação Influencer, depois de esta sexta-feira António Costa ter sido ouvido pelo Ministério Público.

“Quero apenas anotar que, realmente, processualmente houve este passo, que é um passo importante", disse aos jornalistas, em Lisboa.

O Presidente da República recusa comentar o caso em concreto, mas continua a acreditar que o ex-primeiro-ministro tem futuro em Bruxelas.

“Não posso comentar a tramitação do processo judicial. Ainda ontem, em, Itália quando me perguntaram acerca dessa matéria, disse ‘não vou falar de processos concretos’. Mas sempre que levantavam a questão eu dizia, cá dentro, como lá fora, por um lado, que considerava que era bom para Portugal e para a Europa que o lugar de presidente do Conselho Europeu, a haver consenso - e parece que há um consenso muito alargado – pudesse ser ocupado por um português, e por aquele português, pela sua experiência europeia.”

Questionado se a justiça agiu com a rapidez necessária, antes dos três meses permitidos por lei, o Presidente da República diz que o facto de Costa já ter sido ouvido apenas significa que “quem conduz o processo entendeu que devia ser assim”.

A propósito da sondagem em que o Presidente da República recebe pela primeira vez uma nota negativa por parte dos portugueses, Marcelo garante que não vai “determinar a sua conduta”.  

“Isso é a força da democracia. Na democracia há várias sondagens diferentes sobre a mesma matéria e há várias sondagens diferentes ao longo do tempo.” 

Na sondagem do Cesop – Universidade Católica para o PÚBLICO, RTP e Antena 1, divulgada esta sexta-feira, os inquiridos atribuem a Marcelo 9,4 valores (numa escala de 0 a 20 valores) à pergunta "Como avalia este segundo mandato?".

Últimas