País

Traição à pátria e polémica com Aguiar-Branco? Marcelo está atento, mas não comenta

O Presidente da República recusou-se este domingo a tecer comentários sobre a tentativa do Chega de o processar por traição à pátria e também sobre a polémica com Aguiar-Branco. "Observo, vejo, mas não posso comentar", afirmou.

JOSÉ SENA GOULÃO

SIC Notícias

O Presidente da República disse este domingo que observa, vê, mas não comenta a tentativa do Chega de o processar por traição à pátria nem a polémica com Aguiar-Branco e a liberdade de expressão dos deputados.

Marcelo Rebelo de Sousa invocou o período eleitoral para as europeias de 9 de junho e a separação de poderes para nada dizer sobre estes dois casos.

"O Presidente da República, pela separação de poderes, não pode estar a comentar aquilo que o presidente da Assembleia faz, o que é que os deputados pensam de um lado e de outro. Portanto, observo, vejo, mas não posso comentar", afirmou.

Recorde-se que o Parlamento rejeitou na sexta-feira, por ampla maioria, abrir um processo contra o Presidente da República por traição à pátria na sequência de declarações sobre eventuais reparações às ex-colónias, com o Chega isolado no voto a favor.

Já a polémica de Aguiar-Branco continua a dar que falar, com os partidos a dividirem-se entre críticas e elogios à decisão do Presidente da Assembleia da República.

Com LUSA

Últimas