País

Iniciativa Liberal já não deverá entrar no Governo da Aliança Democrática

A Iniciativa Liberal decidiu que defende melhor o partido ficando de fora, optando por não integrar o Governo nem assinar um acordo parlamentar.

Presidente da IL, Rui Rocha
HUGO DELGADO

SIC Notícias

A Iniciativa Liberal (IL) já não deverá entrar no Governo da Aliança Democrática. Depois de na campanha terem sido dados vários sinais no sentido de um entendimento de Governo, a Iniciativa Liberal entende que defende melhor o partido ficando de fora.

Ao que a SIC apurou, ponderados os resultados de domingo e o novo quadro parlamentar, o partido de Rui Rocha ter como cenário preferencial ficar de fora do Governo liderado por Luís Montenegro.

Nos cenários admitidos pela IL estão, contudo, possíveis entendimentos, que até podem ser escritos, para os Orçamentos do Estado.

A ideia é que a AD e a IL possam ir negociando, orçamento a orçamento, matéria a matéria, de forma a manter a autonomia das duas forças partidárias.

A audiência parlamentar da Iniciativa Liberal com o Presidente da República, prevista para sábado, foi antecipada para esta sexta-feira, às 19:00 horas, dia em que Marcelo Rebelo de Sousa recebe também Mariana Mortágua do Bloco de Esquerda.

A SIC sabe que a Iniciativa Liberal está disponível para uma solução de mudança e que contribua para manter o Partido Socialista afastado da governação. A Marcelo Rebelo de Sousa, o líder da IL irá levar uma mensagem clara: não basta mudar os rostos da governação, é preciso uma mudança de políticas públicas.

Últimas