O Presidente da República exige rapidez, prontidão e eficácia ao Ministério Público numa mensagem enviada aos procuradores reunidos no Congresso do Sindicato dos Magistrados, em São Miguel, nos Açores.
Marcelo Rebelo de Sousa defende uma reflexão sobre os desafios e opções de investigação e alerta para os desafios de uma politização da justiça e de uma judicialização da política.
Sindicato quer que próximo PGR seja magistrado do MP
O presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) apelou à transparência na escolha do próximo Procurador-Geral da República e a que se escolha um magistrado do Ministério Público, "a bem da independência e autonomia desta magistratura".
"Temos, por recomendável, a bem do Estado de direito, nestes tempos de enorme pressão e crítica sobre investigações em curso, com protagonistas e responsáveis políticos a manifestarem uma clara vontade de conformar a atuação do Ministério Público (MP) a uma espécie de tutela política, que esse processo decorra da forma mais transparência possível", disse Adão Carvalho.
O presidente do SMMP anunciou ainda a sua saída da liderança do sindicato, não sendo recandidato nas próximas eleições.
"Sempre entendi que o SMMP é de todas e todos as sócias e sócios que dele fazem parte e que não deve ficar refém de personalidades e fações que normalmente se vão criando no seio das organizações, sob pena de estrangulamento e estagnação. Os líderes não devem ficar reféns das organizações, nem estas devem ficar reféns dos seus líderes", justificou.
Com LUSA