País

Centenas de professores dão o "último grito" antes das eleições

À frente do protesto, que desceu do Largo do Rato para São Bento, professores seguram uma grande tarja que diz "Marcha pela Educação".

Sofia Cordeiro Coelho

João Fontes

Centenas de professores de todo o país manifestaram-se na tarde deste sábado em frente à Assembleia da República, em Lisboa, naquele que consideram "o último grito" pela escola pública antes das eleições.

À frente do protesto, que desceu do Largo do Rato para São Bento, professores seguram uma grande tarja que diz "Marcha pela Educação" e o 'slogan' é gritado com musicalidade "1, 2, 3 já cá estamos outra vez, 4, 5, 6 estamos fartos outra vez, 7,8, 9 já ninguém nos demove".

Vários cartazes trazem inscritas palavras de ordem em defesa da escola ("A educação é cara? Experimentem a ignorância") e são comuns os cravos vermelhos a contrastar com 't-shirts' pretas.

A manifestação, que trouxe até Lisboa, professores de vários pontos do país acabou por se cruzar com o protesto dos funcionários judiciais junto à Assembleia da República. Numa luta que acabou por se tornar comum: a exigência de melhores condições de trabalho.

Últimas