Até dia 14 de fevereiro, a PSP vai levar a cabo a operação “Polícia Sempre Presente: Carnaval em Segurança 2024”, aumento a sua presença na rua, segundo um comunicado.
“A PSP manter-se-á especialmente atenta às deslocações dos cidadãos de e para estes eventos, bem como ao desenrolar dos festejos", lê-se.
Os estabelecimentos de diversão noturna serão alvo de fiscalização para garantir o “cumprimento de licenciamentos e de averiguar as situações de venda de álcool e tabaco a menores”.
Será igualmente mantida especial vigilância da posse e uso de artigos de pirotecnia, principalmente entre os mais jovens.
Nas últimas 72 horas, no âmbito desta operação nacional, a PSP efetuou 219 detenções, entre essas 46 por crimes rodoviários. Foram também detidos 27 suspeitos por tráfico de estupefacientes, tendo sido apreendidas mais de 8.635 doses individuais.
Na sequência de uma ação de fiscalização a um estabelecimento comercial em Penafiel, foi também identificada uma mulher e apreendidos 2.776 artigos de pirotecnia.
Neste período carnavalesco, a PSP aconselha:
- Desloque-se atempadamente para os locais dos festejos;
- Estacione nos locais indicados e não condicione a circulação de peões, os corredores de emergência e a entrada ou saída de propriedades;
- Respeite as indicações dos polícias que se encontram nos locais de festejos;
- Atendendo à circulação de grandes fluxos de pessoas, tenha (ainda mais) atenção à circulação pedonal, a qual tem prioridade;
- Não utilize nem guarde artigos de pirotecnia, causadores de ferimentos graves;
- Tenha atenção aos seus pertences e guarde objetos pessoais em bolsos interiores;
- Se beber, deixe a viatura em casa;
- Em caso de emergência contacte de imediato o 112.