Em entrevista exclusiva ao Negócios da Semana, da SIC Notícias, o secretário de Estado das Infraestruturas diz que está previsto que os comboios circulem de 30 em 30 minutos entre Lisboa e Porto quando a obra estiver terminada. Garante ainda que a linha de alta velocidade estará a funcionar até 2030.
Em relação à decisão de dar prioridade à ligação entre as duas grandes cidades portuguesas antes de Lisboa-Madrid, Frederico Francisco justificou que na linha do Norte há dez vezes mais procura que na ligação a Espanha.
"O tráfego ferroviário entre Lisboa e Madrid é residual. Poucas centenas por ano. Estamos a falar de cerca de 1,5 milhões de passageiros que se estimava entre Lisboa e Madrid assumindo a existência de um serviço que ligava as cidades em três horas. (...) O que comparam com cerca de 12 milhões de passageiros que conseguimos captar entre Porto e Lisboa com uma ligação em uma hora e 20", afirmou o secretário de Estado.
Questionado sobre datas, garante estar planeado que a "primeira fase fique concluída até final de 2029 e a segunda até 2031".
Linha da Beira Alta concluída este ano
Em curso, estão também as obras da linha da Beira Alta e do Alentejo. As obras vão ficar concluídas ainda este ano e deverão ser inauguradas pelo próximo Governo.
"A linha da Beira Alta está a sofrer um investimento superior a 500 milhões de euros. É a nossa principal ligação internacional de mercadorias. Ficará preparada para circular comboios de 750 metros".
Quanto ao futuro do aeroporto de Lisboa, o secretário de Estado é da opinião que a capital já tem um grande hub intercontinental.
“O hub já existe. É a principal porta de entrada da Europa para pessoas que chegam dos Estados Unidos e do Brasil”.
António Costa é por estes dias, até à tomada de posse do novo Governo, ministro das Infraestruturas, mas não é presença diária no ministério, o que torna Frederico Francisco o ministro em exercício. E não esconde a ambição política de continuar caso o PS vença as eleições.