O Governo aprovou esta quinta-feira medida temporárias para a redução de consumos e racionalização da utilização dos recursos hídricos no Algarve. Para além disso, o Conselho de Ministros também aprovou o diploma que visava novas adaptações tecnológicas no cartão de cidadão.
Apesar de estar apenas em gestão, o Governo continua os trabalhos ministeriais, nomeadamente a aprovar medidas que apresentaram durante a sua curta legislatura. Uma dessas diz respeito ao Algarve e à sua situação de seca, sendo algo de caráter urgente para o Executivo.
Desse modo, o Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a resolução que "reconhece a situação de alerta na região do Algarve, por motivo de seca, e aprova um quadro de medidas de resposta imediata, de carácter temporário, para redução de consumos e racionalização da utilização dos recursos hídricos na região do Algarve, de modo a permitir ultrapassar as necessidades essenciais da época do Verão e terminar o ano de 2024 com reservas para 2025".
"A resolução determina, ainda, a atribuição de apoios para as medidas extraordinárias e autoriza a realização de despesa por diversas entidades", lê-se no comunicado.
Para além disso, também foi aprovado o diploma que determina a emissão do cartão de cidadão com novas adaptações tecnológicas que entram em vigor a partir de 11 de junho.