A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra explica em comunicado, que o projeto de atender os casos referenciados de urgências pediátricas noturnas visa melhorar o acesso aos cuidados de saúde da população dos municípios abrangidos, bem como aumentar a literacia em saúde quanto ao uso dos serviços de urgência hospitalar, "libertando-os para as situações em que são mesmo necessários".
Assim, a urgência pediátrica da ULS Amadora/Sintra passa, a partir desta terça-feira, a dar resposta, entre as 20:00 e as 08:00, aos casos transportados pelo INEM, encaminhados pelo SNS24, por outra instituição de saúde ou por um médico, "com informação clínica devidamente assinada". O atendimento durante o período diurno, entre as 08:00 e as 20:00, mantém-se inalterado.
Nos casos não urgentes ou de reduzida gravidade, quem ligar para o SNS24 terá uma consulta de pediatria no prazo de 24 horas na própria ULS.
A urgência pediátrica da ULS Amadora-Sintra, que não funcionava no período noturno desde novembro, atende em média 60 mil crianças por ano, sendo a segunda maior na região de Lisboa e Vale do Tejo.
No mesmo comunicado, a ULS Amadora-Sintra recorda que mais de 70% dos atendimentos na urgência pediátrica são considerados pouco ou não urgente (prioridades verde ou azul no Protocolo de Triagem de Manchester).
A recusa dum "número relevante" de médicos pediatras às horas extraordinárias nos últimos meses levou a reorganizar urgências hospitalares na região de Lisboa no primeiro trimestre deste ano, concentrando recursos e reforçando o trabalho em rede.
De entre as 14 urgências de pediatria na região de Lisboa e Vale do Tejo, apenas oito funcionavam 24 horas por dia todos os dias da semana desde 1 de janeiro: a ULS de Santa Maria, a ULS de São José, o Hospital de Cascais, a ULS Estuário do Tejo (Vila Franca de Xira), a ULS Lezíria (Santarém), a ULS da Região de Leiria, a ULS do Oeste (em pelo menos um dos polos) e a ULS Médio Tejo. A partir desta terça-feira, a ULS Amadora-Sintra passa a integrar este projeto piloto.
A funcionar entre as 09:00 e as 21:00 estão a ULS Lisboa Ocidental, ULS Loures-Odivelas (que encerra ao fim de semana) e a ULS Almada-Seixal. Em regime alternado funcionam a ULS Arco Ribeirinho e a ULS da Arrábida, ambas na margem sul do Tejo.