País

Descontentamento leva agricultores portugueses a organizarem protestos para os próximos dias

A gota final do descontentamento foram os cortes nas ajudas atribuídas pelo Governo aos agricultores e o aumento do custo de produção.

Catarina Lúcia Carvalho

Eurico Bastos

A Confederação Nacional da Agricultura não tem dúvidas que em Portugal haverá, nos próximos dias, protestos de agricultores. As organizações não adiantam datas, porque ainda estão marcadas reuniões para decidirem como vão manifestar-se.

Imagens semelhantes às de França, serão difíceis de ver em território português. A história já mostrou que, por cá, os protestos da agricultura tendem a ser mais contidos.

Por isso, ainda que de forma mais ligeira, os agricultores estão certos de que os próximos dias trarão os produtores agrícolas à rua. A gota final do descontentamento foram os cortes nas ajudas atribuídas pelo Governo aos agricultores.

Menos 35% na agricultura biológica, menos 25% na integrada, com impacto direto em quem vive do trabalho na terra. A Confederação Nacional da Agricultura, e a Confederação dos Agricultores de Portugal têm reuniões agendadas para esta quarta e quinta-feira.

Vão ouvir os associados e definir ações de protesto, com um objetivo comum: lutar pela melhoria dos rendimentos dos agricultores.

Últimas