País

Caso EDP: Juíza chama Salgado a tribunal no dia 9 após rejeitar renovação de perícia médica

O coletivo de juízes rebateu os argumentos dos advogados do ex-banqueiro para renovar a perícia médica. Já ontem, padre Avelino Alves disse que Ricardo Salgado está muito debilitado e que não acredita que volte a ser como era.

Francisco Seco

Lusa

O tribunal rejeitou o pedido de renovação da perícia neurológica a Ricardo Salgado apresentado pela defesa e convocou para 9 de fevereiro o ex-presidente do Grupo Espírito Santo para prestar declarações, caso queira, no julgamento do Caso EDP.

De acordo com o despacho do Juízo Central Criminal de Lisboa, a que a Lusa teve esta terça-feira acesso, o coletivo de juízes rebateu os argumentos dos advogados do ex-banqueiro para renovar a perícia médica realizada por causa do diagnóstico de doença de Alzheimer.

No entanto, aceitou os pedidos de esclarecimentos dos peritos que efetuaram a perícia e a junção dos elementos clínicos referidos no relatório pericial.

Os juízes decidiram também "notificar o arguido Ricardo Salgado - considerando o teor do relatório pericial -, para, no dia 9 de fevereiro de 2024, comparecer na audiência de julgamento a fim de, querendo, prestar declarações".

O padre Avelino Alves disse esta segunda-feira, à saída do Campus de Justiça, depois de ter sido ouvido como testemunha em mais uma sessão do julgamento do caso EDP, que Ricardo Salgado está muito debilitado e que não acredita que volte a ser como era.

"Ele [Ricardo Salgado] agora está bastante debilitado. Transmitia-me a ideia de que ele ia recuperar de tudo, que ia fazer justiça. Agora não. (...) A idade a pancadaria, tudo o deitou abaixo", afirmou Avelino Alves.

Ricardo Salgado está a ser julgado neste processo por corrupção ativa para ato ilícito, corrupção ativa e branqueamento de capitais.

Já Manuel Pinho, em prisão domiciliária desde dezembro de 2021, é acusado de corrupção passiva para ato ilícito, corrupção passiva, branqueamento e fraude fiscal, enquanto a sua mulher, Alexandra Pinho, está a ser julgada por branqueamento e fraude fiscal - em coautoria material com o marido.

Últimas