País

Autobaixas aumentam às segundas ou nos dias "colados" aos feriados

O ministro da Saúde nega que os portugueses estejam a recorrer mais às autodeclarações do que aquilo que era habitual acontecer antes. Não diz se vai ser apertada a fiscalização.

André Kosters

SIC Notícias

Os portugueses recorrem mais às autobaixas às segundas-feiras ou em dias "colados" aos feriados. Até agora, o dia com mais pedidos foi o 27 de dezembro, uma quarta-feira logo a seguir ao natal e à tolerância de ponto da função pública.

Os dados são avançados pelo Expresso, com base nos números dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. O mecanismo entrou em vigor em maio e permite faltar ao trabalho por três dias, não remunerados, e pode ser ativado duas vezes por ano.

O ministro da Saúde não diz se vai ser apertada a fiscalização. Manuel Pizarro nega que os portugueses estejam a recorrer mais às autodeclarações do que aquilo que era habitual acontecer antes – numa referência às baixas de curta duração, passadas pelos médicos.

"O número de que nós partilhamos, era um número anual de cerca de 700.000 baixas de curta duração. Aparentemente, não está a haver um aumento em relação àquilo que devia ser expectável. Eu nem posso dar razão à leitura pessimista de quem já está muito preocupado pelo número de autodeclarações de doença e também não posso valorizar uma leitura otimista", disse Manuel Pizarro.



Últimas