País

PS: Mariana Vieira da Silva e Mendonça Mendes na direção de Pedro Nuno Santos

Líder socialista vai colocar na sua direção a ministra e o secretário de Estado , que fazem parte do núcleo político de António Costa. Fernando Medina e Ana Catarina Mendes entre os que deixam a direção do partido.

(Arquivo)
ANTÓNIO COTRIM

SIC Notícias

A Comissão Nacional do PS aprovou este sábado, em Coimbra, com votações superiores a 90%, a proposta do secretário-geral, Pedro Nuno Santos, para o Secretariado Nacional e a lista única concorrente à Comissão Política dos socialistas.

Segundo fonte oficial dos socialistas, citada pela agência Lusa, a proposta de Pedro Nuno Santos para o Secretariado Nacional, o órgão de direção deste partido, obteve 91,6% dos votos.

Já a lista para a Comissão Política do PS foi aprovada com 92,4% dos votos - uma lista com 65 efetivos que resultou de um acordo da equipa de Pedro Nuno Santos com os seus adversários na corrida à liderança dos socialistas, José Luís Carneiro e Daniel Adrião. Por esse acordo, o ministro da Administração Interna indicou 35% dos membros e Daniel Adrião dois.

O líder socialista vai colocar na sua direção a ministra Mariana Vieira da Silva e o secretário de Estado António Mendonça Mendes, que fazem parte do núcleo político do primeiro-ministro, António Costa.

De acordo com a lista a que a SIC teve acesso, Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, e Francisco André, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação - dois elementos próximos de António Costa -, mantêm-se no Secretariado Nacional do PS.

O secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro e líder da Federação de Setúbal do PS, António Mendonça Mendes, é uma das novidades da equipa de Pedro Nuno Santos neste órgão de direção dos socialistas.

Regressos e manutenções

Dos elementos mais próximos do atual líder do PS, tal como se esperava, estão no Secretariado Nacional Alexandra Leitão, Duarte Cordeiro, Francisco César, João Torres, a ministra Marina Gonçalves, Nuno Araújo e Pedro Delgado Alves.

O ex-secretário de Estado Marcos Perestrello regressa agora à direção dos socialistas e continuam no Secretariado Nacional a deputada e constitucionalista Isabel Moreira e a autarca Isilda Gomes.

Estão ainda na equipa da direção de Pedro Nuno Santos a presidente da Câmara da Amadora, Carla Tavares, e o ex-secretário de Estado João Paulo Rebelo.

Têm inerência neste órgão, entre outros, o líder parlamentar, Eurico Brilhante Dias, o secretário-geral da JS, Miguel Costa Matos, e a presidente do Departamento das Mulheres Socialistas, Elza Pais.

As saídas

Deixam a direção do PS, entre outros, Pedro do Carmo, que desempenhou as funções de secretário nacional para a Organização, a ex-secretária de Estado Jamila Madeira, que tinha o pelouro das relações internacionais, e o ministro Fernando Medina.

Na nova equipa de Pedro Nuno Santos, também não estão as ministras Ana Catarina Mendes e Ana Mendes Godinho, e o eurodeputado Pedro Marques.

Com LUSA

Últimas