País

Plano para sem-abrigo sem efeito no Porto: maioria continua a dormir na rua

Nas duas estações de metro que ficaram disponíveis para quem quisesse pernoitar, apenas duas pessoas optaram por sair da rua. Os dados do ano passado apontam para 647 pessoas sem-abrigo na cidade.

Kathleen Araújo

Carlos Artur Carvalho

Miguel Castro

Por causa do frio, a Câmara do Porto ativou na última noite o plano de contingência nível amarelo para pessoas sem-abrigo. As estações de metro são alguns locais onde é possível dormir, mas a maioria preferiu ficar na rua.

Mas nas duas estações de metro que ficaram disponíveis para quem quisesse pernoitar, apenas duas pessoas optaram por sair da rua

No Porto, a ajuda é feita por mais de 30 entidades de voluntariado que cumprem 100 saídas por mês e entregam 250 mil refeições por ano.

Número de sem-abrigo sobe

Os dados do ano passado apontam para 647 pessoas sem-abrigo na cidade, mas este número tem vindo a aumentar e o perfil de quem precisa de ajuda já não é o mesmo.

Nos últimos 10 anos, o núcleo de planeamento e Intervenção Sem-Abrigo do Porto colocou 122 pessoas no mercado de trabalho.

Apesar do frio que se faz sentir, o plano municipal deverá passar de nível amarelo para azul na madrugada desta quarta para quinta-feira uma vez que as mínimas vão subir para os 8ºC.

Últimas