Os passes navegante, que permitem circular dentro de um ou em todos os 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, não vão aumentar de preço no próximo ano. A garantia foi dada esta terça-feira à noite pela Transportes Metropolitanos de Lisboa.
Num comunicado, é ainda garantindo que "também os tarifários ocasionais válidos na Carris Metropolitana não sofrerão alterações no próximo ano, mantendo o valor que vigorava à data do seu lançamento, em junho de 2022".
Os passes navegante permanecem também ao mesmo preço aplicado na data da sua criação, em 1 de abril de 2019.
“O não aumento dos passes navegante e dos títulos ocasionais válidos na Carris Metropolitana, são medidas que vão ao encontro da necessidade de mobilizar cada vez mais cidadãos para a utilização de transportes públicos coletivos e promover a mobilidade sustentável, respondendo em simultâneo à emergência climática e à economia das famílias”, sublinha a empresa de transportes públicos.
Os passes navegante apresentam várias modalidades, desde o navegante municipal, que permite apenas deslocações dentro do limite geográfico de um dos 18 municípios abrangidos, até ao navegante metropolitano que, por exemplo, “lhe permite viajar de Setúbal a Mafra ou de Alcochete a Odivelas sem qualquer custo extra associado”.
Os preços fixam-se entre os 30 e os 40 euros, estando previstos descontos para maiores de 65 anos e reformados, assim como para crianças até aos 12 anos, estudantes e famílias.