A laranja do Algarve esteve praticamente desaparecida do mercado desde o final de agosto. Afetada pela seca, a produção de verão teve uma quebra na ordem dos 50% e não chegou para as encomendas. Só agora, começa a regressar às prateleiras, mas a falta de água pode fazer com que sejam mais pequenas do que o habitual.
Já vai a caminho a laranja com o selo algarvio a que se habituaram os consumidores portugueses. A linha de embalamento da Cooperativa Agrícola de Citricultores do Algarve tem estado à espera das variedades de inverno, que só começaram a chegar na última semana.
A linha esteve praticamente parada ao longo de quatro meses, o que se traduziu numa quebra de 50% e, consequentemente, no final antecipado da campanha de variedades.
Não houve laranja algarvia para fazer chegar aos mercados, desde finais de agosto, deixando 120 trabalhadores desta organização de produtores sem nada para fazer.
Situação mais grave vive-se a barlavento
É certo que a campanha de verão de 2022 tinha sido de superprodução, pelo que a quebra deste ano já era esperada. No entanto, acabou por ser agravada pela seca.
A situação mais grave vive-se a barlavento onde as chuvas deste outono não chegaram para atenuar a escassez. Apesar de tudo, a campanha de Inverno estará em linha com a anterior. Haverá laranjas em quantidade e em sabor e só o tamanho poderá sair prejudicado.