País

Criativos e sustentáveis: conheça alguns enfeites de Natal mais verdes

Em Parises, uma aldeia algarvia onde moram 7 famílias, preparam o Natal com enfeites feitos de materiais naturais, da própria Serra do Caldeirão. A ideia é convencer visitantes a juntar-se à festa comunitária. Os bombeiros de Bragança construíram um presépio com botijas de extintores e mangueiras velhas.

Gabriel Mello

SIC Notícias

O Natal é uma altura de muitos presépios e iluminação nas casas. Em Bragança e Parises, uma aldeia algarvia, festejam a quadra de uma forma mais ecológica.

Os bombeiros de Bragança construíram um presépio original com recurso a material de incêndio reciclado. As figuras sagradas foram feitas com botijas e extintores já usados e mangueiras velhas.

Há mais de dois meses que vários bombeiros da corporação de Bragança aproveitam as pausas do serviço para dar corpo a um presépio feito com recurso a material de incêndio reciclado. O trabalho acaba por tirar partido da variedade de capacidades existentes num corpo de bombeiros.


Já as sete famílias que vivem em Parises decoram as ruas com enfeites feitos de materiais naturais, da própria Serra do Caldeirão.

Há três semanas que a Maria do Rosário, os vizinhos e alguns funcionários da Câmara de São Brás de Alportel preparam o Natal na aldeia algarvia. Pretendem encher Parises com decorações feitas só com produtos naturais e chamar assim mais pessoas ao coração de uma serra desertificada.

Nas decorações só entram produtos naturais: ciprestes, madeira, frutos, eucaliptos, pinheiro, bagas, abrindo uma exceção para tiras de roupa. Aproveitaram-se as árvores caídas ou para abate para criar animais da serra, também se recuperou memórias de produtos tradicionais no Natal do campo.

Além das decorações naturais, os moradores estão também disponíveis para ensinar tradições aos visitantes.

Últimas