Três peritos do Instituto de Medicina Legal concluíram que Ricardo Salgado sofre de doença de Alzheimer "muito provável", o grau de certeza cientifica admissível, avança a Visão.
Os peritos consideram que não existe impossibilidade de Salgado comparecer em tribunal, mas alertam que as suas declarações podem estar comprometidas.
A perícia conclui que a memória, atenção e velocidade de processamento e linguagem de Salgado estão comprometidas.
"Pode ser afirmado estar comprometida mas não impossibilitada a prestação de depoimento sobre matéria dos temas de prova, sendo que atenta diminuição das funções cognitivas apuradas e descritas, é expectável dificuldade acrescida seja na prestação seja na devida valoração pelo Tribunal, já que faculdades como a memória, a atenção, a velocidade de processamento e mesmo a linguagem e discurso estão diminuídas”.
O relatório assinado pelos três peritos já foi entregue ao tribunal que está a julgar o antigo banqueiro por um crime de corrupção ativa para ato ilícito, um crime de corrupção ativa e outro de branqueamento de capitais.
São ainda arguidos neste processo-crime o ex-ministro da Economia Manuel Pinho e sua mulher, Alexandra Pinho.
No âmbito do processo conexo da Operação Marquês, Salgado foi condenado em março de 2022 a uma pena única de seis anos de prisão por três crimes de abuso de confiança, sendo que o Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) agravou em maio de 2023 a pena para oito anos.