País

Operação Influencer: ICNF confirma destruição de habitat em Sines

A investigação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas à construção do Data Center em Sines concluiu um dos edifícios foi construído em cima de um charco temporário, habitat protegido pela legislação europeia.

Reprodução/Start Campus

SIC Notícias

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas apurou que um dos pavilhões do Data Center de Sines foi construído em cima de um charco temporário, habitat protegido pela legislação europeia. A informação é avançada esta terça-feira em comunicado.

"Na sequência da referida fiscalização, verificou-se que a condição de garantir a integridade do charco temporário identificado no primeiro parecer do ICNF, relativo à construção do primeiro pavilhão do Data Center em área fora da Zona Especial de Conservação (ZEC) da Costa Sudoeste, não foi cumprida, estando o edifício construído em cima da área identificada".

No terreno do Data Center existiam três "charcos temporários mediterrânicos", habitats ricos em biodiversidade que são protegidos pela legislação europeia. Um deles foi “parcialmente aterrado” para a construção do primeiro edifício do Data Center de Sines.

Depois de revelada a Operação Influencer e perante novas suspeitas, o ICNF decidiu avançar com uma fiscalização coordenada entre as direções regionais do Algarve e do Alentejo.

O ICNF adianta que deu conhecimento destas conclusões à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, à Inspeção Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, bem como à Agência Portuguesa do Ambiente.

Últimas