País

Espanha e Itália cada vez mais interessados no azeite português

Portugal exporta cerca de 180 mil toneladas de azeite, 65% é vendido a granel e logo a seguir é engarrafado e rotulado com as marcas estrangeiras.

Daniela Alves

José Ribeiro

O ritmo nos lagares portugueses é acelerado e já corre muito para fora de Portugal, o azeite nacional atrai cada vez mais compradores estrangeiros como Espanha e Itália.

Nos últimos dez anos, o interesse no ouro líquido português tem aumentado e já vários produtores que vendem azeite para Espanha e Itália até porque acabam por receber um valor mais alto. A qualidade do azeite tem conquistado vários prémios internacionais, chamando à atenção de vários compradores.

Apesar do interesse nos azeites nacionais, 65% é comprado a granel em Portugal e logo a seguir é engarrafado e rotulado com as marcas espanholas e italianas.

"Itália é conhecido por pagar um bocadinho acima do mercado. Obviamente são azeites com características próprias, por exemplo mais frutados, mas teoricamente sim pagam um bocadinho acima do mercado", explica António Relvas, da Casa Relvas.

Portugal exporta cerca de 180 mil toneladas de azeite. Agora, os produtores querem dar mais um passo e criar condições para que as marcas nacionais tenham uma maior valorização e notoriedade internacional.

Últimas