País

A PGR não informou o Presidente do Supremo Tribunal (mas, legalmente, não era obrigada a fazê-lo)

Ao que a SIC apurou junto de fonte do Supremo, o presidente da mais alta instância da justiça só soube que corria um inquérito autónomo a António Costa no dia 7, quando, já depois do meio-dia, foi divulgado o comunicado da PGR e o país ficou a saber do caso.

Luís Garriapa

A Procuradora-Geral da República (PGR) não informou o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça do inquérito instaurado ao primeiro-ministro, António Costa, que apresentou a demissão devido a essa investigação.

A SIC sabe que o mais alto representante da Justiça só teve conhecimento do processo, nascido na sequência da Operação Influencer, no dia em que o resto do País teve conhecimento do mesmo, através de um parágrafo num comunicado emitido pela PGR.

O processo está ainda no domínio do Ministério Público junto do Supremo Tribunal, cujo representante máximo é a própria PGR, que terá também dado luz verde para a abertura do inquérito no dia 17 de outubro.

Nas três semanas seguintes, Lucília Gago nada disse ao Juiz conselheiro que preside o mais alto tribunal.

A comunicação a ter acontecido, nunca seria por obrigação legal, mas apenas por cordialidade institucional, não tendo isso que aconteceu.

Últimas