País

"É sempre bom estar com o Presidente da República", diz Costa à chegada à Guiné-Bissau

Questionado sobre o estado da sua relação com Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro não quis abordar "questões da política interna".

SIC Notícias

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira em Bissau que "é sempre bom" estar com o Presidente da República, e realçou a importância de estarem juntos na celebração dos 50 anos da independência da Guiné-Bissau.

António Costa viajou para a Guiné-Bissau num avião KC-390 da Força Aérea Portuguesa que chegou ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira perto das 19:00.

Questionado sobre a decisão de ficar com a pasta das Infraestruturas, após a exoneração do ministro João Galamba, e sobre o estado da sua relação com Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa respondeu: “Não vamos falar de questões da política interna, mas é sempre bom estar com o senhor Presidente da República.”

"Mas é sobretudo importante estarmos aqui juntos com as autoridades da Guiné-Bissau, com o senhor ministro dos Negócios Estrangeiros, com o senhor Presidente da República da Guiné-Bissau, a celebrarmos os 50 anos da independência", acrescentou, evitando comentar a atual situação política portuguesa, na sequência da sua demissão do cargo de primeiro-ministro.

Costa apresentou a sua demissão a 7 de novembro, devido a uma investigação judicial sobre a instalação de um centro de dados em Sines e negócios do lítio e do hidrogénio, que levou o Ministério Público a instaurar um inquérito autónomo no Supremo Tribunal de Justiça em que é visado.

Perante essa decisão, que aceitou, o Presidente da República anunciou que vai dissolver o parlamento e marcar eleições legislativas antecipadas para 10 de março.

Com LUSA

Últimas