País

Leiria: urgência de ginecologia e obstetrícia encerrada até segunda-feira

Estes constrangimentos serão apenas para as urgências e o bloco de partos já que o resto da atividade assistencial e programada está assegurada, garante o Centro Hospitalar de Leiria.

Miguel Ângelo Marques

Paulo Fajardo

A urgência ginecológica e de obstetrícia do Centro Hospitalar de Leiria vai estar encerrada até segunda feira dia 6 às 9:00. A falta de médicos para preencher as escalas é o motivo que leva à repetição de constrangimentos desta vez por um total de quatro dias.

Desde as 9:00 desta quinta feira até à mesma altura da próxima segunda dia 6 de Novembro a urgência ginecológica e obstétrica não irá estar disponível no hospital Santo André em Leiria.

Qualquer situação de emergência com grávidas será desviada para as maternidades de Coimbra como de resto já tinha acontecido pontualmente no mês passado.

É aconselhado às utentes que contactem a linha SNS 24 que fará o encaminhamento para a unidade de saúde mais apropriada segundo parte do texto que foi publicado numa rede social.

Estes constrangimentos serão apenas para as urgências e o bloco de partos já que o resto da atividade assistencial e programada está assegurada, garante o hospital. Nomeadamente nas consultas externas.

Também a urgência pediátrica do mesmo centro hospitalar vai estar encerrada durante 24 horas. Entre as 9:00 de domingo dia 5 até ao início da manhã de segunda feira dia 6 de novembro.

A dificuldade em garantir as escalas tem crescido nas últimas semanas em alguns hospitais com a escusa de médicos de diferentes especialidades em fazer mais que as 150 horas extraordinárias previstas na lei.

Últimas