País

Chuva: reserva de água na Albufeira de Castelo de Bode sobe 5% na última semana

Em 2022, a produção hidroelétrica chegou mesmo a ser interrompida por ordem do Governo em algumas barragens devido à falta de água para armazenamento.

Tomás Duran

Duarte Correia

A chuva dos últimos dias está a beneficiar as reservas de água em algumas barragens. Só a Albufeira de Castelo de Bode, na região de Tomar, subiu 5% na última semana.

A chuva que se fez sentir nos últimos dias levou a uma subida do armazenamento da água na Albufeira de Castelo de Bode.

Depois de vários meses em que os valores registaram uma queda, nos últimos sete dias as fortes chuvas levaram a uma subida de 5%.

A albufeira, que abastece uma parte significativa da região da Grande Lisboa, regista agora 76% da sua capacidade de armazenamento.

Este cenário é diferente do de anos anteriores, altura em que a seca acabou por levar a prejuízos em setores como a agricultura ou o turismo.

Em 2022, a produção hidroelétrica chegou mesmo a ser interrompida por ordem do governo em algumas barragens devido à falta de água para armazenamento

A Albufeira da Cova do Viriato está agora com capacidade máxima, depois de uma subida de 45% De acordo com os dados da Agência Portuguesa do Ambiente, todas as albufeiras registaram subidas com exceção de Fratel, que registou uma descida de 2%.

Últimas