País

Portugueses centenários: em 10 anos a população cresceu 78%

A esperança média de vida continua a aumentar em Portugal. Nesta Grande Reportagem, vamos olhar para esta população que vive mais tempo, mas nem sempre com mais qualidade.

Carlos Rico

Luis Dinis

Rafael Homem

José Ribeiro

Miguel Castro

Há cada vez mais pessoas a chegar aos 100 anos. Numa década, o número quase duplicou e são agora cerca de três mil pessoas a atingir o centenário.

Em Portugal, numa década, o número de centenários cresceu 78%, para perto de 3.000, e dentro de 25 anos, esse número poderá rondar os 10 mil.

A caminho dos 101 anos, Albertina Madeira dirige o jornal Ecos da Serra, fundado pela irmã mais velha em 1967, na pequena aldeia de Alte, no coração do Algarve.

Albertina Madeira é uma das cerca de 3.000 pessoas que, em Portugal, passaram - com distinção - a barreira dos 100 anos.

Quando questionada sobre o que é que a mantém viva, Albertina responde que é “o não ficar parada”.

“É o não ficar parada numa cadeira, a olhar para a televisão. Estou sempre a trabalhar. Faço o serviço todo de casa e depois leio, escrevo, faço croché, faço tricôt”, explica.

Noites bem dormidas, alimentação regrada, exercício físico e relações sociais consolidadas, contribuem para o envelhecimento saudável da população, e a genética dá também uma ajuda.

“Há claramente um fator genético e um fator hereditário. Nós sabemos que famílias que têm uma longevidade aumentada, em geral, a família vai ter”, explica a neurocientista do Instituto de Medicina Molecular (iMM) Luísa Lopes.

Em 1923 a esperança média de vida em Portugal era de 35 anos. Já em 2020 havia 2940 pessoas com idade acima dos 100 anos.

Estima-se que, nos próximos 25 anos, Portugal ultrapasse os 10 mil centenários, engrossando o topo da chamada "pirâmide etária", cuja base está, cada vez mais enfraquecida.

Últimas