A Proteção Civil do Algarve dá conta de 49 ocorrências, devido à chuva e ao vento que se têm feito sentir este domingo. A situação mais crítica é na região de Faro, onde foi ativado o aviso vermelho.
Richard Marques, da Proteção Civil do Algarve, diz que a situação meteorológica deve começar a melhorar ao início da noite. Garante que até agora todas as ocorrências foram respondidas pelas autoridades.
“Já registamos 49 ocorrências, envolvendo 244 operacionais e 77 veículos. Na maioria queda de árvores e inundações de superfícies de vias e de habitações, na sequência da insuficiência dos sistemas de drenagem. Mas também algumas quedas de estruturas e obstruções de via. Todas as situações foram resolvidas pelas estruturas municipais de Proteção Civil. Acreditamos que, de acordo com as previsões, a partir das 18h e, sobretudo, a partir das 20h espera-se um desagravamento”.
Constrangimentos no Aeroporto de Faro
Os distritos de Beja e Faro estão sob aviso laranja e vermelho, respetivamente, devido à chuva e ao vento. O período mais crítico deverá ser até às 20h00 deste domingo, com chuva forte que poderá ser acompanhada de trovoada.
Há também rajadas de vento que podem chegar perto do 100 quilómetros por hora e são esperadas ondas com mais de quatro metros.
Há registo de queda de árvores e constrangimentos no Aeroporto de Faro.
Os distritos de Setúbal, Évora e Portalegre estão sob aviso amarelo do Instituto do Mar e da Atmosfera.