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Metro do Porto até Muro e 'metrobus' para a Trofa vão custar 160 milhões de euros

Em causa está a ligação à Trofa, que contempla as estações Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela, num total de 10,22 quilómetros, dos quais cerca de três quilómetros em metro (até Muro) e 7,20 em 'metrobus', um autocarro a hidrogénio que circulará em via dedicada até Paradela.

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Lusa

SIC Notícias

A chegada do Metro do Porto até Muro e a subsequente ligação via 'metrobus' à Trofa vão custar 160 milhões de euros, de acordo com uma estimativa da transportadora.

Segundo os documentos do concurso público para a elaboração do projeto da nova fase de expansão do Metro do Porto, lançado na segunda-feira por 9,4 milhões de euros, a ligação mista à Trofa custará mais dois milhões de euros do que a ligação ao centro de Gondomar, integralmente em Metro.

Em causa está a ligação do Metro do Porto à Trofa, que contempla as estações Ribela, Muro, Serra, Bougado, Pateiras, Trofa Sul e Paradela, num total de 10,22 quilómetros, dos quais cerca de três quilómetros em metro (até Muro) e 7,20 em 'metrobus', um autocarro a hidrogénio que circulará em via dedicada até Paradela.

Até ao Muro, "será executada uma nova rotunda no lugar da Carriça, que vem substituir o atual cruzamento da EN 318 com a EN 14, conhecido pela sua elevada conflitualidade rodoviária", passando o metro debaixo da nova infraestrutura, através de um túnel.

A antiga estação ferroviária do Muro será renovada, dando lugar a "zonas de espera, instalações sanitárias, áreas técnicas e áreas de apoio à exploração", segundo a Metro do Porto.

“O Muro servirá os dois sistemas de transporte, metro de um lado e ‘metrobus’ do outro, possibilitando assim o transbordo direto entre modos", com a transição de via dupla para simples a ser "realizada imediatamente antes da estação".

Estão previstos parques de estacionamento nas estações Serra e Pateiras, incluindo para bicicletas noutras paragens de 'metrobus', que serão semelhantes às de metro ligeiro. "A informação ao público será dada em tempo real e com informação relativa a transbordos com outros modos de transporte", refere a Metro do Porto. Já a estação Paradela deverá criar "um interface com os diversos meios de transporte público, entre eles autocarro, comboio e táxis, bem como ter associado parque para bicicletas e zona de suporte".

A empreitada tem uma duração prevista de dois anos e meio e deverá estar pronta em 2028, havendo já financiamento europeu assegurado para a obra.

A expansão da rede do Metro do Porto contempla a ampliação da rede em pelo menos 37 quilómetros com 38 novas estações. Em causa estão as linhas ISMAI - Muro - Trofa (metro até Muro e 'metrobus' até Paradela), Gondomar II (Dragão - Souto), Maia II (Roberto Frias - Parque Maia - Aeroporto) e São Mamede (IPO - Estádio do Mar). Os valores do investimento na expansão rondam os 1.000 milhões de euros.

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