País

Marcelo pede contenção aos líderes europeus nas declarações sobre o conflito em Gaza

Segundo Presidente da República, "a União Europeia tem aqui mais um desafio difícil" e a reunião extraordinária de terça-feira à tarde do Conselho Europeu por videoconferência "é muito importante".

SIC Notícias

O Presidente da República defendeu esta sexta-feira que é fundamental a União Europeia atuar com unidade e rapidez em relação à situação no Médio Oriente, perante o conflito entre Israel e o Hamas, com contenção nas declarações públicas.

"Penso que para todos os europeus é fundamental que também no caso da situação no médio Oriente atue com unidade, e com a capacidade de prever, de antecipar e de influenciar, tanto quanto é possível influenciar com o seu peso, aquilo que se possa vir a passar no futuro imediato", afirmou.

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "a União Europeia tem aqui mais um desafio difícil" e a reunião extraordinária de terça-feira à tarde do Conselho Europeu por videoconferência "é muito importante".

O Presidente da República sustentou que neste momento está a haver "uma mudança na balança de poderes" no mundo e "a União Europeia pode aí desempenhar um papel importante, mais do que outros poderes, ou em conjunto com outros poderes".

"Para isso, é fundamental, como tem acontecido na Ucrânia, atuar em unidade, atuar com rapidez, com antecipação, e com capacidade de previsão dos acontecimentos. Penso que é isso que interessa a todos nós europeus e interessa a todo o mundo", reforçou.

Interrogado sobre os possíveis efeitos do conflito entre Israel e o grupo islamita Hamas na segurança interna de países europeus, o chefe de Estado evitou pronunciar-se sobre essa matéria e aconselhou contenção nas declarações públicas, para se "poder intervir de forma efetiva, de modo não público".

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que "a dramatização daquilo que é dramático pode ser contraproducente" para que a União Europeia possa "contribuir para criar caminhos de solução, e não caminhos de dramatização".

Últimas