O edifício, Pousada da Juventude de Aveiro desde 1991, vai ser reabilitado. Da transformação nascerá uma residência para estudantes universitários para ajudar a combater o problema da falta de alojamento estudantil.
O futuro alojamento, que fica a poucos metros da Universidade de Aveiro, vai ter 50 camas, a preços acessíveis, para alunos do ensino superior. Todo o rés-do-chão, primeiro e segundo andares, serão transformados em quartos duplos com casa-de-banho. O restante espaço será adaptado para vários serviços.
Durante o ano letivo, de setembro a junho, será apenas residência para estudantes. Nos meses de julho e agosto retoma a utilidade de pousada da juventude.
Nos últimos três anos, este espaço até já alojou alguns estudantes, nas 10 camas disponíveis para universitários deslocados, a preços mais acessíveis.
Em Aveiro, a Pousada de Juventude funciona no edifício do Instituto Português do Desporto e Juventude e é gerida pela Movijovem.
Num investimento de um milhão e trezentos mil euros, com fundos do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), a obra ainda não arrancou.
O concurso público foi lançado agora, por isso, ainda não é certo que esteja pronta a receber estudantes já no próximo ano letivo.