O Governo esclarece que o passe sub23 será gratuito apenas para estudantes, a partir de janeiro de 2024. O esclarecimento é do gabinete do ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, em resposta ao jornal Expresso.
A medida anunciada por António Costa resulta de uma reformulação dos atuais passes para estudantes, que, a partir de janeiro, serão gratuitos.
Desta forma, os passes 4_18@escola e o sub23@superior vão unir-se num passe único que abrange todos os jovens estudantes que tenham menos de 23 anos.
Até agora, os dois passes atribuíam um descontos 60% aos alunos que beneficiavam de ação social e 25% para os restantes estudantes. A partir de janeiro, o novo modelo de passe será gratuito.
Quem fica de fora?
À semelhança do que acontecia anteriormente, ficam fora deste passe os jovens que acabem o curso superior antes dos 23 ou que não sigam para a universidade depois de terminarem o 12.º anos, que corresponde à escolaridade obrigatória.
Há uma exceção: alunos dos cursos de Medicina e Arquitetura, que podem beneficiar deste passe até aos 24 anos (inclusive).
Na semana passada, o primeiro-ministro, António Costa, tinha afirmado que o passe era gratuito para todos os jovens com menos de 23 anos, o que levantou algumas dúvidas.