Uma semana após o Papa Francisco ter rezado na capelinha das aparições em Fátima, milhares de peregrinos voltaram à cova de iria para a procissão das velas, da peregrinação de 13 de Agosto: peregrinação dos emigrantes.
Mais de um milhão de pessoas participaram nas celebrações em Fátima nas últimas semanas e este local novamente se encheu de luz. Como habitual na peregrinação de 13 de agosto, as orações lembraram os migrantes.
A partir da capelinha das aparições, mais uma vez, Fátima abre-se ao mundo, numa fé que não conhece fronteiras.
Mas desta vez a peregrinação de agosto ficou marcada pela mensagem deixada pelo Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude e a visita a Fátima há uma semana.
Uma centelha deixada pelo Papa também para transmitir a mensagem da Igreja, que o Arcebispo de Luanda, Filomeno Dias, que preside às celebrações, apela a que seja guia dos fiéis mais jovens.
Livres de Escolher, se migrar ou ficar: é este ano o tema da Peregrinação do migrante e do Refugiado.