País

Montenegro garante que só será primeiro-ministro se ganhar eleições

De visita à Madeira, o presidente do PSD confessou que entende que só deve governar o país se tiver a "confiança do povo". "É assim que me apresentarei aos portugueses, sem ambiguidades", afirma.

SIC Notícias

O presidente do PSD, Luís Montenegro, garante que só será primeiro-ministro se ganhar as eleições. Entende que deve governar quem tem a confiança do povo.

A crítica veio dos Açores e foi a propósito das eleições em Espanha, mas apanhou Luís Montenegro de visita à Madeira e foi à porta do centro de saúde da Calheta que o líder do PSD decidiu clarificar o debate.

"Eu só governarei Portugal se ganhar as eleições, eu só governarei de tiver a confiança do povo (...). Governa quem tem a confiança do povo, é primeiro-ministro quem é líder do partido mais votado", afirma.

O PS-Açores não esquece o que aconteceu nas eleições regionais de 2020, em que ganhou, mas não conseguiu formar governo. O PSD, com o apoio da direita e do Chega, chegou ao poder. Na República, o partido não irá repetir uma coligação negativa.

"É assim que vejo o sistema político português e que me apresentarei aos portugueses: sem tibiezas, sem ambiguidades", diz Luís Montenegro.

Há um assunto que não larga o PSD, seja qual for o território e que se coloca na Madeira por ser ano de eleições.

"O que não podemos é deixar partidos como o Chega crescerem", diz Miguel Albuquerque, presidente do PSD-Madeira.

Miguel Albuquerque garante que não precisa do Chega, mas não desvaloriza o adversário.

A Madeira não tem deputados eleitos pelo Chega, mas há eleições a 24 de setembro e todas as sondagens mostram que o partido deverá entrar no Parlamento regional.

Últimas