País

Combate à imigração ilegal: MAI defende integração de inspetores do SEF na PJ

José Luís Carneiro rejeitou as acusações de que Portugal esteja a facilitar estes crimes e sublinhou que não se pode confundir a criação de mecanismos para apoiar imigrantes com o seu uso criminoso.

SIC Notícias

O ministro da Administração Interna aproveitou o desenrolar de uma megaoperação de combate à imigração ilegal para defender a integração de elementos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) na Polícia Judiciária (PJ). José Luís Carneiro rejeitou ainda as acusações de que Portugal esteja, de alguma forma, a facilitar este tipo de crimes.

“Como, aparentemente, se está a ver não estamos a facilitar nada, tanto mais que as instâncias judiciárias estão a desenvolver o seu trabalho e diria que a integração dos inspetores do SEF na Polícia Judiciária vai, nos próximos anos, capacitar também o nosso sistema de segurança interno no combate às práticas ilegais associadas à imigração e, particularmente, nas práticas também associadas ao tráfico de seres humanos”, afirmou o governante.

José Luís Carneiro sublinhou ainda que “não se pode confundir a criação de mecanismos para apoiar os imigrantes com o uso deturpado e, eventualmente, criminoso desses mecanismos que são criados para apoiar esses imigrantes”.

A operação de combate à imigração ilegal na Europa levou para o terreno inspetores da PJ, em articulação com elementos do SEF e da ASAE, assim como operacionais de autoridades de outros países. Em Portugal, as buscas decorrem na zona do Martim Moniz, em Lisboa, em Vila Franca de Xira e em vários locais da Margem Sul do Tejo.

Últimas