País

Américo Aguiar: o novo cardeal poderá ser também patriarca de Lisboa

Impulsionado também pela Jornada Mundial da Juventude, da qual é presidente, Américo Aguiar iniciou o percurso em 1995, no Seminário Maior do Porto e foi ordenado padre em 2001.

SIC Notícias

Ter um bispo auxiliar a ascender a cardeal é incomum e pode ser um sinal de que D. Américo Aguiar poderá ser nomeado patriarca de Lisboa. O atual patriarca, Manuel Clemente, está perto de fazer 75 anos, o limite de idade para o cargo.

No final de setembro, Américo Aguiar vai sair cardeal da cerimónia de nomeação, no Vaticano, e muito provavelmente já como patriarca de Lisboa.

Três razões apontam o caminho

Há uma série de motivos para que Américo Aguiar venha mesmo a ocupar esse cargo. Primeiro, um documento papal, de 1737, que determina que quem é nomeado patriarca é promovido a cardeal no consistório seguinte à eleição.

Outra razão passa pela idade do atual patriarca, que a uma semana de fazer 75 anos chega ao limite de idade para o cargo.

Por último, a afirmação do próprio Papa Francisco de que Manuel Clemente abandona o cargo após a Jornada Mundial da Juventude.

O posto fica assim livre no fim do encontro do Papa com os jovens e para a sucessão há um bispo auxiliar com uma nomeação para cardeal em setembro. Tudo depende, no entanto de Francisco.

"Quando é anunciado um pastor para a Diocese, uns ficam contentes e outros não, mas se nós próprios dizemos que é Deus que providencia os pastores, quando for anunciado darei graças a Deus por esse pastor", disse Américo Aguiar, visto pela Igreja como um jovem próximo das pessoas.

Amnistia e problemas na Igreja

Houve tempo para deixar uma crítica sobre a amnistia, ou uma “declaração de interesses”, como preferiu dizer Américo Aguiar.

“Vou fazer uma declaração de interesses. Era muito bom que não tivesse limitação de idade, porque eu tenho umas multazinhas que gostava muito que fossem apanhadas pela amnistia”.

Américo Aguiar mostrou-se, ainda assim, ciente dos problemas da Igreja.

“Se a comissão disser que as pessoas "A, B ou C" devem ser afastadas do exercício, elas serão”.

Tudo começou em 1995

Impulsionado também pela Jornada Mundial da Juventude, da qual é presidente, Américo Aguiar iniciou o percurso em 1995, no Seminário Maior do Porto e ordenado padre em 2001.

Há quatro anos, foi nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa pelo Papa Francisco onde tem servido a igreja.

Últimas